sábado, 5 de novembro de 2011

Caderno da Verdade



Há tempos atrás, um amigo que nunca mais tinha visto (na verdade eu nem lembrava), Vincentino, me mandou um e-mail, com a seguinte escrita: “– Eai meww beleza? Mexendo aki nos meu bagulho  aqui na baia para minha mudança, encontrei uns cadernuu d verdade da turma 53, AFUD#@$%  né meww ..”
Bom! Na hora, quis responder e pedir para ele voltar à quinta série!
Mas depois, como sempre, me remeti ao passado de uma forma, mais que anormal;
O “Caderno de Verdades da Turma 53” era um simples“ caderninho” que nós alunos, deixávamos os relatos do dia a dia. Éramos uma “cúpula”: Vicentino, Mariene, Pablo, Géssica e eu.
Escrevíamos lá, todas as passagens do dia, brigas e intrigas, discussões com professores em sala de aula, risadas e suspensões curriculares, que era o normal deste quinteto.
Eu era responsável pela organização do “caderninho”. Cada um intimado para uma atribuição.
Todos os dias 5 de cada mês, eu “batia o ponto” no bar de seu Zé, “apontava as orelhas” na frente de seu “bolicho”, ele já pegava um novo caderninho. Comprava sempre o mesmo “modelo” para repor, linhas azuis clara, marcação de margem em vermelho em tamanho único.
Neste momento, quando às memórias vieram à tona, respondi o e-mail para Vicentino, pedindo para ele encaminha pelo correio os  “caderninhos” até minha casa.
Passaram-se dois dias, e ali estava. O “Caderno de Verdades da Turma 53”, com minha letra ainda débil, com pouca clareza na escrita. Mas já sabíamos o poder do desabafo, quando passamos para quinta série.
Éramos independentes; os pais não nos levavam mais ao colégio; tínhamos amigos, confidentes e até namoradinhas.
Mas o que não me dei conta, creio que Vicentino também não, foi que ao folhear aquelas várias páginas de todos os 29 “caderninhos”, ali estavam retratadas a nossa história, ou melhor, ali estava o passado dos “guerreiros da turma 53”, e quem sabe o nosso futuro.
Então, folheei, folheei... Querendo encontrar algumas de minhas últimas escritas;
Gostaria sim de ler e relembrar o que eu escrevia com aquelas letras trêmulas da idade juvenil, com ortografia rabiscada e com hormônios à flor por conta da puberdade.
Então, quando já estava no fim do último “caderninho”; três folhas rasgadas. Fiquei pasmo! Talvez ali estivesse toda a descrição de quem nos tornaríamos no futuro.
Passei as folhas rasgadas e, então, li algo que me deixou mais assustado. Estava escrito:
Luiz Vaz de Camões:
“... Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando- se com vê-la;
Porém o pai, usando de “cautela”.
Benjamin Franklin:
“Todos gostariam de viver muito, mas ninguém gostaria de envelhecer“.
Shakespeare:
“Os covardes morrem muitas vezes antes de sua morte; os valentes morrem uma única vez“.
James M. Barrie:
“O segredo da felicidade consiste não em fazer o que se gosta, mas sim gostar do que faz“.
Eduardo Rodrigo Ribeiro:
“Viver é sentir saudades“.
W.R. Inge:
“Preocupação é um juro pago antecipadamente“.
Rapidamente pensei; - “Será que Vicentino tornara-se um poeta? E quis livrar-se de suas lembranças?”  Não, não poderia, o doido do Vicentino?
Seria então, Mariene? Mas ela na sétima série foi morar fora do país com sua irmã gêmea Géssica. Pablo? Não! Hoje ele trabalha como atendente de telemarketing;
É, no fim, nunca sabemos o que nos espera o tal do futuro!


Por: André Luiz Siegle Fraga / fragaandre.blogspot.com/ @fragaandre


Nenhum comentário:

Postar um comentário