domingo, 13 de março de 2011

Fechando o Verão


Ao fundo toca:
"São às águas de março fechando o verão" (Tom Jobim)

Fim do verão, fim das férias, sem mais carnaval, sem feriadão.
Agora voltamos à realidade; precisamos pensar em levar os filhos para o colégio, aula, o famoso trânsito "infernal" na hora do "rush", nos programar melhor para sair de casa, então, viva 2011!
Como a grande maioria, passei meu feriado na praia! Nada como o céu azul, calor, cervejinha e claro, quando percebi já era terça-feira e teria que voltar para a "civilização".
À noite aproveitei e fui a um shopping jantar. Quando entrei na praça de alimentação no segundo andar fiquei espantado: tantas linhas de fastfood, inúmeros self service. E adivinhe qual era o método de alimentação mais procurado?
Uma entre dez pessoas prefere comer uma panqueca de frango do que o mais requisitado da noite; McDonald´s. E claro essa pessoa fui eu.
Entrei na fila para fazer o pedido e fui acompanhando com os olhos o movimento da última pessoa que entrou ao mesmo momento que eu na fila do McDonald´s. Eu com apenas três consumidores de panquecas na minha frente e o último da fila ao lado, com mais ou menos, umas vinte.
Cheguei ao caixa, fiz o meu pedido: "uma panqueca de frango, porção de arroz, salada de alface, tomate, cebola e uma água sem gás", pronto! Quando olho para o lado, a última pessoa da fila não tinha sequer se movido.
Fui para mesa, mais uns 10 min. ali estava meu jantar! Já estava na metade da refeição, quando aí sim, senta na mesa ao lado uma guria com o seu saboroso McDonald´s.
Fiquei a observar. Ela com seus vinte e poucos anos de idade, magra, cabelos lisos, olhos verdes, um corpo de invejar qualquer mulher, se alimentando de um McDonald´s. E, na minha frente, na outra mesa, outra guria, aparentemente com a mesma idade, feições parecidas, e o jantar dela era: "Arroz à Grega, alface, filé de frango e uma Sprite".
Fiquei a me perguntar e, ao mesmo tempo, pensando na semelhança!
Será que as pessoas irão dar valor para saúde após chegar aos seus 40 anos de idade?
Quando forem fazer o "check-up" e o médico diagnosticar excesso de colesterol, aí sim irão lembrar-se das quantidades de frituras e de bobagens que comeram até agora! Alguém já ouviu falar em "Super Size Me - A dieta do palhaço"? Não? Então joga no Senhor que tudo vê e tudo sabe, Google, 30 dias de Fast-Food, o melhor documentário de Michael Moore, após ganhar o Oscar em 2007 por "Bowling for Columbine (Tiros em Columbine)";
Não quero que após se informarem sobre o "Super Size Me", queiram apenas se alimentar de verduras e nada mais. Não!
É preciso sempre o acompanhamento de um nutricionista para poder balancear as refeições, ou melhor, tudo é bom em quantidades certas, sem exageros”.

Por: André Luiz Siegle Fraga / @fragaandre / fragaandre.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário