terça-feira, 22 de março de 2011

Vontade de Mastigar


Vinha eu esses dias a me perguntar: “porque, não me torno vegetariano”?
É complicado falar sobre Vegetarianismo, ou qualquer outro assunto que deixe a sociedade inquieta.
Entendo por Vegetariano: pessoa que não consome qualquer tipo de carne vermelha, porco, frango etc..
Mas como sou leigo no assunto, estou me informando, dentro do possível, e achei interessante as devidas divisões dos vegetarianos!
Os padrões nutricionais dos vegetarianos variam bastante, os alimentos mais comuns são cereais, legumes, verduras, frutas, sementes, frutas secas tais como nozes ovos e derivados do leite. “sendo que essas duas últimas fontes, de origem animal”, são excluídas da dieta no vegetarianismo estrito, também conhecido popularmente como VEGANISMO.
Algumas dessas subdivisões do mundo vegetariano excluem os ovos da sua dieta, por vezes pelo motivo saúde, visto que ovo contém um elevado nível de colesterol.
Lembro-me como fosse agora! Zeca Camargo no Fantástico falando sobre vários tipos de comidas, seus inúmeros pratos e enfeites com algumas refeições! O próprio diz “O ovo, contém um nível elevado de colesterol“. Na hora já lembrei das gemadas que minha mãe elaborava antes de ir dormir, eu guri, e esperava apreensivo em cima da cama. “Passa tempo, o tempo passa”, vem o Zeca Camargo com a mesma aparência de alguns anos atrás, mostrando uma matéria no Fantástico e diz; “Cientistas descobriram que o ovo não contém o nível alto de colesterol” na mesma hora peguei o controle remoto, e pronto. Fim do Fantástico.
Entendo, respeito e admiro os Vegetarianos! Sua persistência em saborear um prato com brócolis, ou apenas aspargos. Fico me perguntando, se conseguiria após uma maratona, isso mesmo, após correr 10 km, chegar em casa, ao invés de comer aquela macarronada (que aprendi, especialidades de minha vó), se me contentaria com apenas alguns legumes cozidos.
Amigos vegetarianos meus, dizem que é questão de adaptação, que com o tempo se aprende a fazer pratos novos com os legumes, um dia, cenoura, beterraba e arroz integral, no outro dia, arroz integral, beterraba e cenoura. Brincadeira!
Vou começar a dosar na refeição! Pensando em conseguir chegar aos pratos mais verdes e com mais legumes.
Mas confesso; sou fã de um churrasco, aquela picanha mal passada, um Xis tudo, bem “podrão” mesmo, mocotó, carreteiro de charque! E tenha saúde.

Por:André Luiz Siegle Fraga / @fragaandre / fragaandre.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário